PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)
P: Que vantagens existem em recorrer à Rental Retreats para arrendar a minha casa de férias em vez de fazê-lo eu mesmo?
R: Alugar a sua casa de férias requer muito tempo e trabalho. Envolve muito trabalho administrativo, incluindo determinar uma estrutura de preços apropriada ao longo da época de aluguer, promover a sua casa de férias através de vários plataformas de reserva, gerir as reservas e responder a questões e problemas dos visitantes, entre outras coisas.
Tudo isto e muito mais é tratado se escolher a nossa equipa como parceiro de arrendamento da sua casa de férias. Também poderá tirar partido dos nossos 15 anos de experiência combinada, investigação contínua e compreensão do negócio de arrendamentos para férias. Tudo isto colocamos em prática para garantir que tem uma experiência de arrendamento mais rentável e agradável possível.
O trabalho envolvido na gestão de uma reserva é significativo. Antes, durante e depois de uma estadia, existe uma grande quantidade de trabalho envolvido no tratamento de uma reserva. Antes da viagem, os hóspedes normalmente têm muitas perguntas e exigem respostas rápidas. Às vezes, as transferências devem ser agendadas, as instruções de chegada e os guias de propriedade devem ser atualizados com frequência e os horários de chegada precisam ser negociados ou alterados com frequência como resultado de alterações no itinerário da viagem.
Cada reserva é única. Uma agência de arrendamento de qualidade executará o apoio ao cliente de uma forma extremamente eficiente em colaboração com outras equipas de gestão, mantendo contato com hóspedes sete dias por semana.
Você está a iniciar um negócio de arrendamento da sua propriedade. É sua responsabilidade legal e financeira certificar-se de que está ao corrente da a lei e a cumpri-la. Você é obrigado por lei a recolher e enviar informações de passaporte de cada visitante que se hospedar nas suas instalações, além da configuração inicial e conformidade fiscal. Podemos acompanhar, por si, as mudanças legislativas e legais. É nossa responsabilidade tornar o arrendamento da sua casa o mais simples para si. Podemos apoiá-lo(a) com este procedimento porque temos os recursos e experiência.
P: O que acontece quando alguém reserva minha casa de férias?
R: Enviaremos um e-mail informando que sua propriedade foi reservada. Na sua página privada de planilha Excel online, você pode ver informações sobre cada reserva individual.
P: Como posso acompanhar as minhas reservas?
R: Mantemos uma planilha Excel online em tempo real com todos os detalhes das nossas reservas. Como proprietário, você receberá um link para ter acesso a essa planilha. Lá você pode ver a receita de todas as suas reservas e quando foi pago. Você também pode ver quais as reservas você tem e quais os valores previstos receber. Você pode ainda consultar registos de anos anteriores..
P: Estou preocupado por não ter reservas suficientes?
R: Se você não está a receber o número de reservas esperado, é provável que as tarifas estejam um pouco altas demais. Entre em contato connosco para discutir as suas tarifas e quaisquer outros problemas que possam, potencialmente, estar a limitar as suas reservas.
P: Como posso conseguir mais reservas?
R: Os números ajudam muito! Se você puder acomodar mais convidados, aumentará o alcance da sua base de clientes potenciais. Um dos melhores investimentos que você pode fazer, para ajudar nas reservas, é colocar sofás-cama e camas dobráveis. Ter um berço disponível também será uma grande ajuda.
P: Porque é que o primeiro ano é o mais difícil?
R: Leva algum tempo para se tornar conhecido quando você acaba de apresentar a sua nova propriedade ao mercado. Os visitantes também podem suspeitar da falta de comentários, o que pode influenciar sua decisão de fazer uma reserva. Por favor, seja paciente nesta situação; se a sua propriedade for adequada e estiver numa ótima localização, os clientes irão mais tarde ou mais cedo encontrá-la e reservar. Naturalmente, tudo faremos para preencher o seu espaço o mais rapidamente possível.
P: Quem escreve a descrição da minha casa de férias e tira as fotos?
R: Para que a sua casa de férias tenha a melhor exposição e seja publicitada junto de potenciais clientes em todo o mundo, tratamos das fotografias e da descrição. A sua casa de férias será apresentada com fotografia especializada e uma descrição envolvente escrita por um de nossos escritores de conteúdo qualificados.
P: Como é que o clientes potenciais irão encontrar a minha casa de férias?
R: A sua casa de férias recebe uma ampla promoção mundial através do nosso website, das principais plataformas de reserva, redes sociais e outras iniciativas de marketing online, promovidas por nós, Rental Retreats.
P: Qual rendimento que posso vir a obter arrendando a minha casa de férias com a Rental Retreats?
R: O seu rendimento depende de vários factores, incluindo a localização da propriedade, o número de semanas disponíveis para arrendamento, a qualidade e as comodidades que ela oferece, a época do ano em que é arrendada e muito mais. Durante uma reunião consigo, podemos fornecer uma estimativa geral da receita expectável.
P: Como posso ter a certeza de que estou a obter o melhor rendimento pelo arrendamento da minha casa de férias?
R: Somos seu parceiro e temos o desejo compartilhado de alugar a sua propriedade para obter o máximo de rendimento possível. Aproveitamos o nosso conhecimento do setor, a nossa experiência, a base de dados e recursos analíticos de dados, bem como monitoramento e pesquisa contínuos de tendências de férias para garantir que você obtenha constantemente o melhor rendimento possível com a sua casa de férias.
Também sugerimos várias maneiras de aprimorar a sua propriedade para arrendamento e, assim, aumentar os seus rendimentos usando a nossa experiência e análise contínua do setor de arrendamentos para férias.
P: Quando é que serei pago?
R: Nós realizamos os pagamentos aos proprietários quando nós mesmos recebemos os valores das reservas. Isso varia de acordo com a plataforma que foi utilizada pelos hóspedes no momento da reserva. Normalmente, porém, os pagamentos são feitos aproximadamente 3 dias úteis após o check-in dos hóspedes. Na maioria das vezes, é quando recebemos os valores de sites terceiros. Fazemos pagamentos por transferência bancária.
P: Caso os meus hóspedes decidam não comparecer, o que acontece com meu pagamento?
R: Os hóspedes precisam de pagar os custos totais da sua estadia em até 5 semanas antes da chegada prevista. Esses valores são transferidos para os nossos proprietários logo após a data de check-in pretendida, independentemente de o hóspede aparecer ou não.
P: Estou a considerar em arrendar a minha casa de férias, existe alguma legislação que eu deva conhecer?
R: As leis e regras específicas que regem a atividade de arrendamento para férias de curto prazo de propriedades estão sempre em mudança. Além de conectá-lo com profissionais que podem ajudá-lo a entender algumas das nuances relacionadas à legislação tributária e outras obrigações legais, a Rental Retreats também tentará aconselhá-lo sobre os requisitos e especificações legais mais recentes.
P: Porque é que eu devo requerer os serviços de um contabilista, em Portugal?
R: Ao disponibilizar o seu imóvel para arrendamento em Portugal, está essencialmente a exercer uma atividade (negócio) por conta própria. Em seguida, o seu contabilista apresentará as suas declarações fiscais de fim de ano e ajudá-lo-á a emitir Facturas a todos os visitantes que delas necessitem. Isso também é exigido por lei, portanto, se você está a arrendar, terá de ser capaz de fornecer esse serviço. O serviços de contabilidade que sugerimos ão incrivelmente úteis e irão explicar tudo ao pormenor consigo. Você não precisa vê-los pessoalmente; você pode tratar de tudo remotamente por e-mail, se necessário.
P: Quanto é que eu vou pagar de impostos?
R: Se você for um proprietário estrangeiro, não residente, o governo português dar-lhe-á uma taxa um pouco melhor. Por favor, procure o parecer de um contabilista para que ele possa explicar isso para você com mais clareza. Na maioria dos casos, você pode ganhar até € 12.000 antes de pagar o imposto sobre rendimentos (sujeito a condições).
P: Por que é que preciso de equipamento de segurança contra incêndios e uma licença de arrendamento Alojamento Local?
R: É requisito legal para poder alugar uma propriedade no sector de Alojamento Local. Conclui-se que você está totalmente em conformidade com a lei e que a sua casa é segura e de acordo com a lei que regula o sector. Apenas casas legalmente arrendáveis serão aceites, e podemos providenciar a licença de arrendamento em seu nome por um preço muito acessível. Para cumprir a licença e a legislação, a sua propriedade precisa de equipamentos de segurança contra incêndio. Trabalhamos com uma empresa que coloca todo o equipamento necessário nos locais apropriados. Em seu nome, podemos supervisionar a instalação e ajudar com o pedido de licença. O custo da licença inclui o requerimento junto das autoridades competentes, acrescido das taxas municipais locais, bem como das despesas de fiscalização e demais despesas conexas. Contacte-nos para mais informações.
P: É necessário possuir um Certificado Energético?
R: Desde novembro de 2013, é obrigatório ter um Certificado Energético válido para todas as casas de arrendamento para férias. O certificado deve encontrar-se nos documentos da propriedade, se você comprou a sua casa depois de 2009. O certificado tem uma data de validade de 10 anos. Se necessário, podemos ajudá-lo a obter um certificado energético atual.
P: Quanto à questão do SEF? Quem trata disso?
R: Como locatário, você é legalmente obrigado a ter todos os visitantes da sua casa, pagantes ou não, incluindo crianças, familiares e amigos, registrados no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), o órgão de imigração e controle de fronteiras. Não precisa de se preocupar pois estará totalmente salvaguardado para este procedimento, pois somos totalmente cadastrados no SEF e passamos esta informação em seu nome.
P: O que é que acontece se os hóspedes causarem danos à minha casa de férias?
R: É importante para nós que você se sinta à vontade ao arrendar a sua casa de férias. Felizmente, é pouco comum que hóspedes causem danos a uma propriedade. Cobramos um depósito de danos dos hóspedes, e isso ajuda a incentivá-los a cuidar das nossas propriedades e também cobre danos menores que possam ser causados. Depois que os hóspedes saem, o gerente da propriedade verifica a propriedade e, se algo de valor for relatado como quebrado ou danificado, iniciamos uma conversa com o hóspede, oferecendo a ele a oportunidade de se explicar. Se necessário, deduzimos quaisquer despesas compensatórias do depósito de segurança. Devemos considerar as avaliações porque podem ser situações muito delicadas. Como as avaliações negativas podem ter um efeito adverso nos arrendamentos subsequentes, normalmente não penalizamos os hóspedes por danos menores, como vidros quebrados ou louças.
No caso de danos maiores, os proprietários podem apelar junto dos hóspedes para obter uma compensação nos tribunais, mas isso tende a ser caro e demorado. É melhor ter uma apólice de seguro para cobrir perdas maiores. Existem provedores de seguros especializados para o setor da casas de férias.
P: O que é que acontece se um hóspede se machucar na minha casa de férias ou causar danos às propriedades vizinhas?
R: Duas apólices de seguro devem estar em vigor para cada propriedade:
- Seguro de Alojamento Local: é uma modalidade de seguro de responsabilidade civil que assegura a cobertura de danos materiais ou corporais decorrentes da atividade de prestação de serviços de alojamento local a terceiros, incluindo visitantes. Inclui serviços de apoio e proteção assegurando o bom funcionamento do espaço, bem como o cumprimento da obrigatoriedade legal de contratação de seguro de responsabilidade civil.
- Seguro Multiriscos: tratando-se de estabelecimento de alojamento local cuja unidade se integre em edifício em regime de propriedade horizontal, o titular da exploração é ainda obrigado a celebrar ou comprovar a existência de um seguro válido que garanta os danos patrimoniais directamente causados por incêndio em ou a partir da unidade de alojamento. O seguro Multiriscos cobre esta exigência legal, além de garantir a proteção integral do seu património e do seu negócio.
P: Por quanto tempo é que tenho o contrato em vigor com a Rental Retreats?
R: Os nossos proprietários podem pedir-nos para parar de fazer reservas em seu nome a qualquer momento. Se houver reservas futuras, os proprietários são responsáveis por lidar com quaisquer custos de cancelamento incorridos no caso de não serem capazes de honrar essas reservas. Se você decidir parar de trabalhar connosco, é melhor planear com antecedência, bloquear os calendários para evitar reservas futuras e permitir que as reservas confirmadas prossigam.
P: Posso fazer uso da propriedade para mim mesmo?
R: Sim, os nossos proprietários podem a qualquer momento fazer uso das suas propriedades. Pedimos apenas que os proprietários nos informem as datas que desejam e honrem nossas reservas se a propriedade já tiver sido reservada por um hóspede para as noites em questão.
P: Posso guardar os meus pertences pessoais na minha casa de férias?
R: Sim, claro, mas eles devem ser mantidos num local que possa ser trancado e marcado para o proprietário.
P: O que é que aconteceria se eu quisesse reservar a minha casa para amigos, parentes ou até para mim?
R: Pode fazê-lo perfeitamente; tudo o que pedimos é que você confirme connosco com antecedência se as datas estão disponíveis para que possamos reservá-las para você. Alguns dos sites que usamos cobram penalidades se alterarmos ou cancelarmos quaisquer reservas. Embora seja o nosso objetivo atualizar os calendários o mais rápido possível, podemos ter uma reserva a aguardar processamento, por isso é melhor bloquear as datas e confirmar que isso foi feito antes de você ou seus amigos reservarem voos ou marcarem dias de férias para o efeito. Lembre-se de que estamos a arrendar em seu nome; portanto, se você ceder as datas da temporada com maior procura os seus rendimentos serão prejudicados.
P: O que é que acontece se eu decidir vender a minha casa de férias?
R: Arrendar a propriedade que foi reservada pelos nossos clientes é a nossa primeira prioridade. Se você deseja vender, normalmente retiramos a sua propriedade do mercado para que as visitas e outros eventos não incomodem os visitantes que já estão lá e não marcamos reservas com muita antecedência que, possivelmente, não iremos poder honrar.
P: Recebi uma avaliação negativa, e agora?
Até mesmo as nossas melhores propriedades às vezes recebem avaliações más. Às vezes, os hóspedes reservam uma propriedade que não é adequada para eles; talvez haja muitas escadas ou eles se incomodem com o barulho quando ficam numa propriedade perto de uma estrada principal. As más condições climáticas podem realmente incomodar os hóspedes. Essas frustrações podem ganhar expressão em forma crítica negativa. Você pode ter feito tudo certo, mas ainda recebe uma avaliação negativa. No entanto, as avaliações negativas, geralmente, podem ser evitadas. Pode ser útil para você ver como preparar a sua casa de férias.